Accessibility Tools
ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE OS PROCESSOS DE PEDIDO DE BANCA, DEFESAS E HOMOLOGAÇÃO DE DEFESA
Devem ser enviados pelo orientador. O que é necessário:
1. Formulário de pedido de banca preenchido e assinado junto com os todos os documentos solicitados no formulário (atenção especial ao envio dos currículos atualizados) acesso AQUI!
2. Caso a defesa seja em modalidade híbrida ou remota, incluir a carta de concordância do aluno (assinada) sobre a modalidade da defesa (modelo de carta);
3. Enviar o formulário e os documentos EXCLUSIVAMENTE para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
* todos os pedidos são analisados nas reuniões mensais da CAPG (calendário) e depois encaminhados para aprovação na Reunião do Colegiado.
- Providenciar as condições de participação da banca dependendo da modalidade,
- Solicitar o Proclame de Defesa através do preenchimento do formulário,
- A ata será enviada pelo coordenador acadêmico do PEMM ao orientador.
Depois da defesa
- A ata deve ser enviada pelo orientador ao email do coordenador acadêmico da pós-graduação.
- No caso de defesas híbridas ou remotas, o presidente da banca deve assinar pelo(s) membro(s) da banca que cuja participação foi por videoconferência. A ata será acompanhada pelo e-mail dos membros que participaram por videoconferência concordando com o resultado. O e-mail deve seguir o seguinte padrão:
" Eu, Fulana de Tal, declaro estar de acordo com o resultado da defesa do seminário de mestrado (COT700) constante na ata d@ alun@ NOME COMPLETO DO DISCENTE que foi _________ (aprovada/reprovada) "
Devem ser enviados pelo orientador. O que é necessário:
1. Formulário de pedido de banca preenchido e assinado junto com os todos os documentos solicitados no formulário (atenção especial ao envio dos currículos atualizados) acesso AQUI!
2. Caso a defesa seja em modalidade híbrida ou remota, incluir a carta de concordância do aluno (assinada) sobre a modalidade da defesa (modelo de carta);
3. Enviar o formulário e os documentos EXCLUSIVAMENTE para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
* todos os pedidos são analisados nas reuniões mensais da CAPG (calendário) e depois encaminhados para aprovação na Reunião do Colegiado.
- providenciar as condições de participação da banca dependendo da modalidade.
- Solicitar o Proclame de Defesa através do preenchimento do formulário,
- A ata será enviada ao orientador pelo Registro da COPPE.
Depois da defesa
- A ata deve ser enviada pelo orientador ao emai do registro com cópia ao email do coordenador acadêmico da pós-graduação.
Devem ser enviados pelo orientador. O que é necessário:
1. Formulário de pedido de banca preenchido e assinado junto com os todos os documentos solicitados no formulário (atenção especial ao envio dos currículos atualizados) acesso AQUI!
2. Caso a defesa seja em modalidade híbrida ou remota, incluir a carta de concordância do aluno (assinada) sobre a modalidade da defesa (modelo de carta);
3. Enviar o formulário e os documentos EXCLUSIVAMENTE para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
* todos os pedidos são analisados nas reuniões mensais da CAPG (calendário) e depois encaminhados para aprovação na Reunião do Colegiado. Pedidos de bancas de dissertação e tese são posteriormente encaminhados para a aprovação da CPGP.
- Seguir o procedimento contido no “Roteiro a ser seguido antes da defesa” da COPPE (LINK);
- Finalizado o roteiro COPPE, providenciar as condições de participação da banca dependendo da modalidade;
- Solicitar o Proclame de Defesa através do preenchimento do formulário;
- O orientador deve solicitar a ata ao Registro da COPPE com no mínimo 3 dias de antecedência.
Depois da defesa
- A ata deve ser enviada pelo orientador ao email do Registro com cópia ao email do coordenador acadêmico da pós-graduação.
- Depositar a versão final no site da METALMAT: deve ser feito em um arquivo único em formato PDF com o nome do arquivo seguindo o padrão:
XXXX MSc PEMM Nome Completo do Aluno.pdf, onde XXXX é o ano da defesa.
Por exemplo: 1975 MSc PEMM Luiz Henrique de Almeida.pdf
ou
XXXX DSc PEMM Nome Completo do Aluno.pdf, onde XXXX é o ano da defesa.
Por exemplo: 1984 DSc PEMM Luiz Henrique de Almeida.pdf
Acesse o formulário para depósito da tese ou dissertação AQUI.
- Seguir as orientações descritas no "roteiro pós-defesa" da COPPE (LINK). Nesse roteiro é solicitada uma carta do PEMM declarando que o aluno cumpriu com as exigências do programa. O aluno deve solicitar essa carta ao coordenador acadêmico só quando todos os items anteriores foram realizados e foi depositada a versão final da dissertação/tese no "roteiro pós-defesa" da COPPE.
Solicitação de cartas de agradecimento à membros da banca
Caso deseje enviar cartas de agradecimento aos membros participantes da banca de defesa, seja de seminário de mestrado, exame de qualificação, defesa de dissertação de mestrado ou defesa de tese de doutorado, enviar e-mail com a solicitação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia da ata da defesa em anexo.
Dúvidas? Acesse https://registro.daac.coppe.ufrj.br/.
Atualizado: 14/04/2025