Os nossos egressos possuem forte formação nas áreas de Engenharia Metalurgia e Materiais, o que lhes confere grande capacidade de resolver problemas científicos e/ou tecnológicos complexos. Pela sua formação, os egressos adquirem alta adaptabilidade ao trabalho em equipes multidisciplinares ou com grande diversidade étnica e cultural, assim como ampla capacidade de aplicar metodologias de análise avançadas. O seu treinamento em métodos da engenharia científica, junto com sua curiosidade e capacidade de observação, lhes proporciona também uma grande capacidade de inovação. Por outro lado, ao longo da sua passagem pelo PEMM os alunos são educados sob os mais rigorosos princípios éticos e profissionais, sendo encorajados para manter condutas sustentáveis na vida profissional, sendo severamente punidos frente a desvios de conduta durante sua passagem pela nossa Instituição.
Em um levantamento recente das atividades exercidas pelos egressos do PEMM, de um universo de aproximadamente 224 alunos egressos do PEMM de 2014 a 2019, quase 23% dos egressos continuam estudando ou no PEMM (aluno de doutorado) ou em outras instituições de ensino seja no Brasil ou no exterior e 67% dos egressos estão trabalhando e apenas 10% estão procurando realocação no mercado ou não encontramos a posição atual
Dentre os egressos que estão trabalhando, 44% dos egressos exercem atividades em instituições públicas, 42% na inciativa privada e 14% em organizações de economia mista (Petrobrás, Eletrobrás, etc.).
Dentre as instituições públicas, 8% trabalham em instituições da administração pública (prefeituras, órgãos do governo, etc.), 78% no setor de educação superior (universidades, centros de pesquisa, etc.), 3% no setor de serviços de alta tecnologia e 11% no setor de defesa (exército, marinha ou aeronáutica).
Na iniciativa privada, 21% atua no setor de educação (universidades privadas no Brasil e no exterior), 50% na área de serviços com alto conteúdo tecnológico (indústria do petróleo e gás, aeronáutica, novos materiais, etc.) , 15% no setor de mineração (Vale, Votarantin, e etc..) e 14% outros.
Em instituições ou empresas de economia mista, 100% trabalha no setor de energia (sistemas Petrobrás e Eletrobrás).
No que diz respeito à distribuição geográfica dos nossos egressos, 80% trabalha no Brasil e 20% no exterior (USA, Europa ou América Latina). Em relação ao cargo ou função desempenhada pelos nossos egressos, 12% são professores de instituições de ensino superior, 17% exercem funções de engenheiro e 13% são pesquisadores.
É interessante ressaltar que aproximadamente 3% dos nossos egressos são empresários, isto é, exercem atividades de engenheiro e/ou consultor dentro da empresa na qual são sócios. Dentre os empresários com maior destaque, Fernando Ferraz, M.Sc. (sócio e fundador da Akaer Engenharia, uma empresa de soluções tecnológicas integradas com sede em São José dos Campos, especializada no desenvolvimento de estruturas e gestão de projetos para os setores aeroespacial e de defesa, que contra entre seus clientes empresas como Saab, Embraer, Avibras, Boeing, Kawasaki e Magneti Marelli), os empresários Paulo Emygdio D.Sc. e Annelise Zeemann do Pinho, D.Sc. (diretores e fundadores da Tecmetal, uma empresa com sede no Rio de Janeiro que fornece soluções técnicas em materiais, seja para apoiar o projeto na seleção e especificação de materiais, para resolver problemas fabris, analisar falhas, preparar procedimentos de fabricação ou soldagem e ainda para qualificar fornecedores e produtos) e Hélio Alves de Souza Jr., M.Sc. (diretor da Hart Integrity, empresa orientada à consultoria sobre materiais e corrosão no setor do petróleo e gás).
Profª. Claudia Regina Elias Mansur
Profª. Gabriela Ribeiro Pereira
Prof. Hector Guillermo Kotik
Prof. Rodrigo Magalhães de Carvalho
Clique AQUI para acessar o calendário de reuniões do CAPG.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Prof. César Giron Camerini
Profª. Claudia Regina Elias Mansur
Prof. João da Cruz Payão Filho
Prof. Leonardo Sales Araújo
Prof. Luiz Henrique de Almeida
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Prof. Celio Albano da Costa Neto
Prof. Hector Guillermo Kotik
Prof. Rodrigo Magalhães de Carvalho
Thales Santiago Medeiros Gama (representante discente)
Presidente: Prof. Luís Marcelo Marques Tavares (docente PEMM)
Profª. Elizabete Fernandes Lucas (docente PEMM)
Profª. Paula Mendes Jardim (docente PEMM)
Prof. Rodrigo Magalhães de Carvalho (docente PEMM)
Prof. Gabriel Gonçalves da Silva Ferreira (membro externo ao PEMM)
Felipe Sampaio Alencastro (ex-aluno)
Heleno de Souza da Silva (técnico)
Guilherme Alves Berto (discente)
A composição atual da comissão de autoavaliação foi aprovada na reunião de colegiado de 01/042024.
Clique AQUI e confira as Comissões do período 04-2022 a 03-2024.
ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE OS PROCESSOS DE PEDIDO DE BANCA, DEFESAS E HOMOLOGAÇÃO DE DEFESA
Devem ser enviados pelo orientador. O que é necessário:
1. Formulário de pedido de banca preenchido e assinado junto com os todos os documentos solicitados no formulário (atenção especial ao envio dos currículos atualizados) acesso AQUI!
2. Caso a defesa seja em modalidade híbrida ou remota, incluir a carta de concordância do aluno (assinada) sobre a modalidade da defesa (modelo de carta);
3. Enviar o formulário e os documentos EXCLUSIVAMENTE para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
* todos os pedidos são analisados nas reuniões mensais da CAPG (calendário) e depois encaminhados para aprovação na Reunião do Colegiado.
- Providenciar as condições de participação da banca dependendo da modalidade,
- Solicitar o Proclame de Defesa através do preenchimento do formulário,
- A ata será enviada pelo coordenador acadêmico do PEMM ao orientador.
Depois da defesa
- A ata deve ser enviada pelo orientador ao email do coordenador acadêmico da pós-graduação.
- No caso de defesas híbridas ou remotas, o presidente da banca deve assinar pelo(s) membro(s) da banca que cuja participação foi por videoconferência. A ata será acompanhada pelo e-mail dos membros que participaram por videoconferência concordando com o resultado. O e-mail deve seguir o seguinte padrão:
" Eu, Fulana de Tal, declaro estar de acordo com o resultado da defesa do seminário de mestrado (COT700) constante na ata d@ alun@ NOME COMPLETO DO DISCENTE que foi _________ (aprovada/reprovada) "
Devem ser enviados pelo orientador. O que é necessário:
1. Formulário de pedido de banca preenchido e assinado junto com os todos os documentos solicitados no formulário (atenção especial ao envio dos currículos atualizados) acesso AQUI!
2. Caso a defesa seja em modalidade híbrida ou remota, incluir a carta de concordância do aluno (assinada) sobre a modalidade da defesa (modelo de carta);
3. Enviar o formulário e os documentos EXCLUSIVAMENTE para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
* todos os pedidos são analisados nas reuniões mensais da CAPG (calendário) e depois encaminhados para aprovação na Reunião do Colegiado.
- providenciar as condições de participação da banca dependendo da modalidade.
- Solicitar o Proclame de Defesa através do preenchimento do formulário,
- A ata será enviada ao orientador pelo Registro da COPPE.
Depois da defesa
- A ata deve ser enviada pelo orientador ao emai do registro com cópia ao email do coordenador acadêmico da pós-graduação.
Devem ser enviados pelo orientador. O que é necessário:
1. Formulário de pedido de banca preenchido e assinado junto com os todos os documentos solicitados no formulário (atenção especial ao envio dos currículos atualizados) acesso AQUI!
2. Caso a defesa seja em modalidade híbrida ou remota, incluir a carta de concordância do aluno (assinada) sobre a modalidade da defesa (modelo de carta);
3. Enviar o formulário e os documentos EXCLUSIVAMENTE para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
* todos os pedidos são analisados nas reuniões mensais da CAPG (calendário) e depois encaminhados para aprovação na Reunião do Colegiado. Pedidos de bancas de dissertação e tese são posteriormente encaminhados para a aprovação da CPGP.
- Seguir o procedimento contido no “Roteiro a ser seguido antes da defesa” da COPPE (LINK);
- Finalizado o roteiro COPPE, providenciar as condições de participação da banca dependendo da modalidade;
- Solicitar o Proclame de Defesa através do preenchimento do formulário;
- O orientador deve solicitar a ata ao Registro da COPPE com no mínimo 3 dias de antecedência.
Depois da defesa
- A ata deve ser enviada pelo orientador ao email do Registro com cópia ao email do coordenador acadêmico da pós-graduação.
- Depositar a versão final no site da METALMAT: deve ser feito em um arquivo único em formato PDF com o nome do arquivo seguindo o padrão:
XXXX MSc PEMM Nome Completo do Aluno.pdf, onde XXXX é o ano da defesa.
Por exemplo: 1975 MSc PEMM Luiz Henrique de Almeida.pdf
ou
XXXX DSc PEMM Nome Completo do Aluno.pdf, onde XXXX é o ano da defesa.
Por exemplo: 1984 DSc PEMM Luiz Henrique de Almeida.pdf
Acesse o formulário para depósito da tese ou dissertação AQUI.
- Seguir as orientações descritas no "roteiro pós-defesa" da COPPE (LINK). Nesse roteiro é solicitada uma carta do PEMM declarando que o aluno cumpriu com as exigências do programa. O aluno deve solicitar essa carta ao coordenador acadêmico só quando todos os items anteriores foram realizados e foi depositada a versão final da dissertação/tese no "roteiro pós-defesa" da COPPE.
Dúvidas? Acesse https://registro.daac.coppe.ufrj.br/.
Atualizado: 19/11/2023