09 06 LogoIntranet cabeçalho09 06 LogoAtrio cabeçalho

webmail metalmat

 

 brasil1espanha1usa1
cancel

 

Aprovação: CPGP 18/10/2022 - CEPG em 11/11/2022 - CONSUNI 24/11/2022

Atos acadêmicos1º período2º período3º período4º período
1. Início de atividades  20/03/2023 26/06/2023 25/09/2023 02/01/2024
2. Rematrícula de matrícula trancada (destrancamento de matrícula) Até 11/03/2023 Até 17/06/2023 Até 09/09/2023 Até  16/12/2023
3. Previsão de turmas Até 04/03/2023 Até 10/06/2023 Até 09/09/2023 Até 16/12/2023
4 - Trancamento de matrícula Até 24/04/2023 Até 31/07/2023 Até 30/10/2023 Até 04/02/2024
5 - Pedido de inscrição em disciplinas De 18/03/2023 a 24/03/2023 De 24/06/2023 a 30/06/2023 De 23/09/2023 a 29/09/2023 De 29/12/2023 a 05/01/2024
6 - Concordância do pedido de inscrição em disciplina De 25/03/2023 a 31/03/2023 De 01/07/2023 a 07/07/2023 De 30/09/2023 a 06/10/2023

De 06/01/2024 a 12/01/2024

7 - Efetivação do Pedido de Inscrição (Divisão de Ensino – PR2) 03/04/2023 10/07/2023 09/10/2023 15/01/2024
8 - Pedido de alteração de inscrição em disciplina – AID De 04/04/2023 a 07/04/2023 De 11/07/2023 a 14/07/2023 De 10/10/2023 a 13/10/2023 De 16/01/2024 a 19/01/2024
9 - Concordância do pedido de alteração de inscrição em disciplina - AID

De 08/04/2023 a
14/04/2023

De 15/07/2023 a
27/07/2023

De 14/10/2023 a
20/10/2023

De 22/01/2024 a
27/01/2024

10 - Efetivação de Alteração do Pedido de Inscrição (Divisão de Ensino – PR2) 17/04/2023 24/07/2023 23/10/2023 29/01/2024
11 - Pedido de trancamento de inscrição em disciplina (desistência de inscrição)

De 18/04/2023 a
20/04/2023

De 25/07/2023 a
28/07/2023

De 24/10/2023 a
27/10/2023

De 30/01/2024 a
02/02/2024

12 - Concordância do pedido de trancamento de inscrição em disciplina

De 22/04/2023 a
05/05/2023

De 29/07/2023 a
11/08/2023

De 30/10/2023 a
10/11/2023

De 03/02/2024 a
16/02/2024

13 - Efetivação do Trancamento do Pedido de Inscrição (Divisão de Ensino – PR2) 08/05/2023 14/08/2023 13/11/2023 19/02/2024
14 - Término de atividades 17/06/2023 16/09/2023 20/12/2023 02/03/2024
15 - Notas - Pautas de graus e freqüência De 01/07/2023 a 20/07/2023 De 30/09/2023 a 19/10/2023 De 05/01/2024 a 24/01/2024 De 18/03/2024 a 06/04/2024


Feriados 2023-2024

FERIADOS E RECESSOS
Mês Dia Descrição
 Abril 07/04/2023 Paixão
  21/04/2023 Tiradentes
  22/04/2023 Recesso
  23/04/2023 São Jorge
Maio 01/05/2023 Dia do Trabalho
Junho 08/06/2023 Corpus Christ
  09/06/2023 Recesso
Setembro 07/09/2023 Independência
  08/09/2023 Recesso
Outubro 12/10/2023 N. Sra. Aparecida
  13/10/2023 Recesso
  28/10/2023 Dia do Func. Público
Novembro 02/11/2023 Finados
  03/11/2023 Recesso
  15/11/2023 Procl. República
  20/11/2023 Zumbi
Janeiro 20/01/2024 São Sebastião
 Fevereiro 12/02/2024 Recesso carnava
  13/02/2024 Carnaval
  14/02/2024 Cinzas
  22/03/2024 Sexta-feira da Paixão

Faça o download do Calendário Acadêmico 2023 AQUI.

 

Aprovação: CPGP 03/10/2023 - CEPG em 10/11/2023 - CONSUNI 14/12/2023

Atos acadêmicos1º período2º período3º período4º período
1. Início de atividades  11/03/2024 24/06/2024 23/09/2024 08/01/2025
2. Rematrícula de matrícula trancada (destrancamento de matrícula) Até 01/03/2024 Até 14/06/2024 Até 12/09/2024 Até  20/12/2024
3. Previsão de turmas De 28/01/2024 a 22/02/2023 De 20/05/2024 a 07/06/2024 De 19/08/2024 a 06/09/2024 De 25/11/2024 a 13/12/2024
4 - Trancamento de matrícula Até 14/04/2024 Até 29/07/2024 Até 21/10/2024 Até 27/01/2025
5 - Pedido de inscrição em disciplinas De 09/03/2024 a 15/03/2024 De 15/06/2024 a 28/06/2024 De 15/09/2024 a 27/09/2024 De 22/12/2024 a 03/01/2025
6 - Concordância do pedido de inscrição em disciplina De 16/03/2024 a 22/03/2024 De 29/06/2024 a 05/07/2024 De 30/09/2024 a 04/10/2024

De 04/01/2025 a 07/01/2025

7 - Efetivação do Pedido de Inscrição (Divisão de Ensino – PR2) 25/03/2024 08/07/2024 07/10/2024 08/01/2025
8 - Pedido de alteração de inscrição em disciplina – AID De 26/03/2024 a 29/03/2024 De 09/07/2024 a 12/07/2024 De 08/10/2024 a 11/10/2024 De 09/01/2025 a 10/01/2025
9 - Concordância do pedido de alteração de inscrição em disciplina - AID

De 30/03/2024 a 05/04/2024

De 13/07/2024 a 19/07/2024

De 12/10/2024 a 17/10/2024

De 11/01/2025 a 14/01/2025

10 - Efetivação de Alteração do Pedido de Inscrição (Divisão de Ensino – PR2) 08/04/2024 22/07/2024 18/10/2024 16/01/2025
11 - Pedido de trancamento de inscrição em disciplina (desistência de inscrição)

De 09/04/2024 a 12/04/2024

De 23/07/2024 a 26/07/2024

De 22/10/2024 a 25/10/2024

De 17/01/2025 a 20/01/2025

12 - Concordância do pedido de trancamento de inscrição em disciplina

De 13/04/2024 a 26/04/2024

De 27/07/2024 a 02/08/2024

De 29/10/2024 a 05/11/2024

De 21/01/2025 a 23/01/2025

13 - Efetivação do Trancamento do Pedido de Inscrição (Divisão de Ensino – PR2) 29/04/2024 05/08/2024 06/11/2024 25/01/2025
14 - Término de atividades 15/06/2024 14/09/2024 14/12/2024 28/02/2025
15 - Notas - Pautas de graus e freqüência De 16/06/2024 a 28/06/2024 De 15/09/2024 a 27/09/2024 De 15/12/2024 a 14/01/2025 De 29/02/2025 a 20/03/2025


Feriados 2024-2025

FERIADOS E RECESSOS
Mês Dia Descrição
 Março 29/03/2024 Paixão
  21/04/2024 Tiradentes
  22/04/2024 Recesso
  23/04/2024 São Jorge
Maio 01/05/2024 Dia do Trabalho
  30/05/2024 Corpus Christ
  31/05/2024 Recesso
Setembro 07/09/2024 Independência
Outubro 12/10/2024 N. Sra. Aparecida
  28/10/2024 Dia do Func. Público
Novembro 02/11/2024 Finados
  15/11/2024 Procl. República
  20/11/2024 Consc. Negra
Dezembro 25/12/2024 Natal
Janeiro 01/01/2025 Confr. Universal
  20/01/2025 São Sebastião
 Março 03/03/2025 Carnava
  04/03/2025 Carnaval
  05/03/2025 Cinzas
  06/03/2025 Recesso
  07/03/2025 Recesso

 

Faça o download do Calendário Acadêmico 2024 AQUI.

O Laboratório de Informática de Graduação do departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (LIG/METALMAT) tem como objetivo de fornecer aos discentes, um suporte ao processo de ensino e aprendizagem, assim como ao desenvolvimento de atividades curriculares. Sendo assim, o laboratório dispõe de um ambiente propício para os estudos, com acesso à internet como ferramenta de pesquisa e máquinas para a realização das atividades acadêmicas.

O LIG/METALMAT conta com um laboratório que dispõe de 10 computadores, com o sistema operacional Windows, disponíveis para a utilização pelos alunos de graduação, apenas para fins acadêmicos. Além disso, o laboratório funciona sob a supervisão de 2 (dois) monitores, selecionados pela bolsa PAEALIG (Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática), que estão à disposição para solucionar dúvidas sobre o sistema operacional, dar apoio às atividades pedagógicas e por fim, resolver eventuais problemas nos equipamentos.

imagemtrata2imagemtratada1

NORMAS DE UTILIZAÇÃO

• Não é permitido alterar ou tentar alterar a configuração de hardware ou de software dos equipamentos de informática;
• Não é permitido instalar qualquer tipo de software nos computadores;
• Não é permitido alterar a posição dos equipamentos ou do mobiliário;
• Mantenha a sala limpa e organizada, afinal é um ambiente de estudos para todos!
• Faça silêncio! O ambiente é direcionado para os estudos e não para conversas;
• Não é permitido consumir qualquer tipo de alimento no laboratório;
• Arquivos pessoais instalados devem ser excluídos, lembre-se de levar um pen drive para armazenar esses arquivos.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento do LIG/METALMAT é das 8:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta. O laboratório funciona sob a supervisão de 2 monitores, cuja disposição de horários se encontra abaixo:

Horários Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
 08:00 - 10:00   Camille  Camille  João Pedro  Camille  João Pedro
 10:00 - 12:00  

 João Pedro

Camille

 

 João Pedro

Camille

 
 12:00 - 13:00  João Pedro  João Pedro  João Pedro  João Pedro  João Pedro
 13:00 - 15:00      Camille    Camille
 15:00 - 17:00  João Pedro        

EQUIPE DO LABORATÓRIO

Coordenação:

Rodrigo Magalhães de Carvalho (2021-2023)

Monitores:

João Pedro Nunes (2023)

Camille Vitória Passos (2023)

CONTATO E ENDEREÇO

E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço: Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Av. Horácio Macedo, n° 2030 - Bloco F - Sala F-221
Centro de Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro
CEP: 21941-598

AGENDAMENTO DE USO DA SALA DE COMPUTADORES

Para agendar a utilização da sala de computadores para realização de aulas, mini-cursos ou oficinas, deve-se preencher o formulário abaixo com pelo menos 7 dias de antecedência.

Para utilizações recorrentes, deve-se contatar diretamente o coordenador do LIG: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os nossos egressos possuem forte formação nas áreas de Engenharia Metalurgia e Materiais, o que lhes confere grande capacidade de resolver problemas científicos e/ou tecnológicos complexos. Pela sua formação, os egressos adquirem alta adaptabilidade ao trabalho em equipes multidisciplinares ou com grande diversidade étnica e cultural, assim como ampla capacidade de aplicar metodologias de análise avançadas.

A Semana METALMAT e o Painel PEMM é um evento promovido anualmente por uma comissão organizadora composta por alunos e professores do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM) e do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A primeira Semana METALMAT ocorreu em 2015 e em 2023 será realizada a sua nona edição.

Esse evento tem como objetivo integrar estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, engenheiros, professores e empresas para discutir desafios, oportunidades e perspectivas da área. Bem como divulgar os trabalhos desenvolvidos nos diversos grupos de pesquisa do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, de forma a complementar a formação acadêmica de todos os participantes, discutir os desenvolvimentos atuais e direcionar a visão de futuro do departamento em conjunto com as instituições parceiras do evento. 

A Semana METALMAT oferece sessões técnicas, contando com apresentações dos nossos alunos, concurso de imagens, Desafio METALMAT, minicursos, palestras de profissionais de destaque da área, visitas técnicas a empresas parceiras, bem como mesas redondas ministradas por profissionais das empresas parceiras, alunos e ex-alunos do DMM.

Visite o nosso site clicando AQUI

Processo Seletivo - Pesquisador Nível 1

25 01 METALMAT vaga lpcmLPCM da COPPE/UFRJ está contratando um profissional com formação em Engenharia ou Áreas afins, com grau de Mestre ou Doutor, para ocupar a posição de pesquisador.

Objeto da Contratação:

• Organização e gerenciamento de atividades relativas à pesquisa de envelhecimento, degradação e caracterização de polímeros e compósitos
• Redação de relatórios técnicos e artigos científicos
• Gerenciamento de atividades laboratoriais e da equipe
• Necessário boa comunicação escrita e falada em inglês

Período de Execução: 36 meses com possibilidade de renovação

Enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Pós-Doutorado 

O Laboratório de Processamento e Caracterização de Materiais (LPCM) do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM/COPPE/UFRJ) emite duas chamadas públicas para Pós-Doutorado. A Chamada 1 tem foco nas atividades experimentais, enquanto a Chamada 2 tem foco em modelagem.

O candidato deve fornecer evidências da sua experiência para a Chamada que se candidatar.

As Chamadas ficarão abertas até 20 de fevereiro de 2023.

Entrevistas podem ser realizadas presencialmente ou remotamente, assim como dúvidas às chamadas podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

 

Chamada 1

19 01 METALMAT noticia vaga 1PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM ÓLEO E GÁS

1. Objeto da Chamada
TESTAR E AVALIAR PVDFs E COMPÓSITOS USADOS NA BAREIRA DE PRESSÃO DE DUTOS FLEXÍVEIS ENVELHECIDOS SOB scCO2 E SUSCPETIBILIDADE AO CRESCIMENTO DE TRINCA ASSISTIDO PELO MEIO (ESC) DE PVDFs e COMPÓSITOS.

2. Período de Execução: 12 meses (renováveis por mais 12 meses)

3. Valor da bolsa (mensal): R$ 9.000,00 a R$ 11.000,00 (dependendo da experiência e CV)

4. Formação: Doutor em Engenharia ou Doutor em Física

5. Foco das Atividades:

• Desenvolvimento de sistemas de testes (força, deslocamento, pressão, temperatura, CO2);
• Planejamento e execução das atividades experimentais laboratoriais;
• Responsável por análise de dados, produção de relatórios técnicos e de artigos científicos internacionais (Qualis A1 e A2 nas Eng II);
• Gerenciamento e orientação da equipe de ensaios e pesquisa;
• Interface com fornecedores e clientes;
• Assegurar o desenvolvimento das diferentes fases do projeto.
• Atuar em outras demandas do LPCM.

6. Requisitos

• Falar e escrever em inglês;
• Capacidade de trabalho em equipe;
• Autonomia.

7. Da Submissão (até 20/02/2023)

• Dedicação exclusiva;
• Atividades presenciais no LPCM (PEMM/COPPE/UFRJ);
• Enviar CV Lattes;
• Carta descrevendo experiência (1 página): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
• Carta de recomendação;
• Início previsto para fevereiro/março 2023 (após registro na UFRJ).

 

Chamada 2

19 01 METALMAT noticia vaga 2PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM ÓLEO E GÁS

1. Objeto da Chamada
MODELAGEM DE MODOS DE FALHA E DETERMINAÇÃO DE VIDA ÚTIL DE PVDFs E COMPÓSITOS USADOS NA BAREIRA DE PRESSÃO DE DUTOS FLEXÍVEIS ENVELHECIDOS SOB scCO2 E SUSCPETIBILIDADE AO CRESCIMENTO DE TRINCA ASSISTIDO PELO MEIO (ESC) DE PVDFs e COMPÓSITOS.

2. Período de Execução: 12 meses (renováveis por mais 12 meses)

3. Valor da bolsa (mensal): R$ 9.000,00 a R$ 11.000,00 (dependendo da experiência e CV)

4. Formação: Doutor em Engenharia, Doutor em Matemática ou Doutor em Física

5. Foco das Atividades:

• Planejamento, execução e análise de modelagens numéricas/analíticas;
• Responsável por análise de dados, produção de relatórios técnicos e de artigos científicos internacionais (Qualis A1 e A2 nas Eng II);
• Participação no desenvolvimento de sistemas de testes (força, deslocamento, pressão, temperatura, CO2);
• Gerenciamento e orientação da equipe de ensaios e pesquisa;
• Interface com fornecedores e clientes;
• Assegurar o desenvolvimento das diferentes fases do projeto;
• Atuar em outras demandas do LPCM.

6. Requisitos

• Falar e escrever em inglês;
• Capacidade de trabalho em equipe;
• Autonomia.

7. Da Submissão (até 20/02/2023)

• Dedicação exclusiva;
• Atividades presenciais no LPCM (PEMM/COPPE/UFRJ);
• Enviar CV Lattes;
• Carta descrevendo experiência (1 página): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
• Carta de recomendação;
• Início previsto para fevereiro/março 2023 (após registro na UFRJ).

A Contratação será feita através da Fundação COPPETEC.

Topo