09 06 LogoIntranet cabeçalho09 06 LogoAtrio cabeçalho

webmail metalmat

 

 brasil1espanha1usa1
cancel

02 02 Metalmat EditalDisponível noticiaO Programa de Formação de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo disponibiliza os editais para seleção de bolsas das diversas categorias do PRH-ANP 7. O tema do programa é Integridade estrutural em instalações na indústria do petróleo, gás e energias renováveis (IE-PGE).

Clique AQUI e acesse.

21 12 ProfessoreAluno noticiaA direção da Escola Politécnica da UFRJ realizou a entrega das medalhas 230 anos da instituição e André Rebouças a 35 profissionais indicados pelo Conselho Departamental da UFRJ. Dentre eles, o Prof. Achilles Dutra e o Eng. Fernando Ferraz foram os homenageados do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. A entrega das medalhas tem o objetivo de valorizar personalidades da Engenharia Nacional, professores, ex-funcionários e servidores da ativa que contribuíram por uma Engenharia de excelência e acorde com os anseios da sociedade brasileira.

Medalha 230 Anos

O Prof. Achilles Junqueira Bourdot Dutra, professor titular do DMM, foi recipiente da Medalha dos 230 anos da Escola Politécnica.
Segundo a Poli, a Medalha dos 230 anos foi desenhada exclusivamente para este importante marco da mais antiga escola de Engenharia do país e das Américas, com a fachada do Prédio do Largo do São Francisco, onde abrigou a Escola Central, a Real Academia Militar, a Escola Politécnica (1874-1937) e a Escola Nacional de Engenharia (1937-1965), onde mais tempo foi o endereço da Instituição.

Achilles Junqueira Bourdot Dutra graduou-se em Engenharia Metalúrgica pela PUC/RJ em 1979, concluiu o mestrado e o doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1982 e 1989 respectivamente. Realizou pós-doutorado no Materials Research Center da University of Missouri-Rolla em 1997-1998. Ingressou no quadro de docentes da UFRJ em 1985 como Professor Assistente. Desde 2011 é Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando como docente tanto na COPPE como na Escola Politécnica. Foi Coordenador Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ por três mandatos e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ por dois mandatos consecutivos. Publicou 64 artigos em periódicos especializados e mais de 110 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros, 3 livros publicados, além de 3 patentes concedidas pelo INPI. Orientou 26 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado, além de ter orientado mais de 16 trabalhos de iniciação científica e 20 trabalhos de conclusão de curso na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Participou e coordenou diversos projetos de pesquisa, atuando principalmente nas áreas de hidrometalurgia, eletrometalurgia e tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Atualmente é pesquisador 1C do CNPq.

Medalha André Rebouças

O ex-aluno do DMM, Eng. Fernando Coelho Ferraz atualmente CEO e vice-presidente executivo do grupo Akaer, foi o homenageado com a Medalha André Rebouças.

Segundo a Escola Politécnica, a medalha André Rebouças foi criada em 2017 e presta homenagem ao engenheiro André Rebouças (1838-1898).

Concluiu o seu curso em Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da UFRJ em 1987 e defendeu o Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na COPPE/UFRJ em 1991.

Possui 36 anos de experiência profissional. Iniciou a carreira na Embraer, atuando como responsável pelo desenvolvimento de novos materiais (metálicos, compósitos e plásticos) e processos especiais como colagem estrutural, tratamentos superficiais, conformação superplástica, fundidos, forjados, soldagem e testes mecânicos e análise de falhas. Na Akaer Engenharia, atua como engenheiro sênior em projetos para diversos setores como: Aeronáutica, Automobilística, Espacial, Bens de Capital, Bens de Consumo, O&G e Defesa.

Acumulou vasta experiência em desenvolvimento de produtos com ênfase em estruturas e sistemas; sempre usando uma ampla gama de ferramentas de simulação, CAX, na resolução e análise de problemas multidisciplinares. Durante este período, trabalhou também com diversos tipos de materiais metálicos e compósitos, diversos processos de produção, e diversos testes (laboratório e de campo).
Atuou como gerente de programas comandando equipes multidisciplinares em mais de 25 programas aeronáuticos e espaciais no Brasil e no exterior, totalizando mais de 8,5 milhões de horas de engenharia.

Desde 2002, é responsável também pelas áreas da qualidade, configuração e planejamento e pelo desenvolvimento e implementação do sistema de gestão integrado incluindo ERP, PLM, BPM, CRM e MES.
Desde 2012, atua como COO do grupo Akaer, sendo responsável por uma equipe de mais de 500 engenheiros e técnicos em diversas áreas como Estruturas, Sistemas, Manufatura, Industrialização, Ferramental, Automação, Qualidade, Configuração, Planejamento e TIC. Responsável pela implementação do P&D, gerenciando uma equipe de mais de 70 pesquisadores em 15 projetos envolvendo parcerias com universidades, centros de pesquisa e diversas empresas parceiras, como Embraer, Boeing, Safran, SAAB, AirBus, Vale, Ministério da Defesa, IME, entre outras.

Mais de 50 artigos publicados em congressos e revistas científicas. Ampla experiência em programas internacionais, liderando equipes simultaneamente em diversos projetos e países. Experiência profissional em mais de 25 países no mercado AS&D. Representante da Indústria no comitê gestor do Fundo Setorial Aeronáutico, marco brasileiro de apoio às atividades de P&D no setor de AS&D; Representante na AIAB, Associação Brasileira da Indústria Aeroespacial; Membro e liderança da MEI, Comitê de Inovação da Associação Brasileira da Indústria; Ex conselheiro do CREA. Vice-presidente Executivo do grupo Akaer, responsável pela operação de 5 empresas de alta tecnologia.

02 01 Noticias InscricoesEstão abertas as inscrições para o Processo seletivo de candidatos para inscrição nos cursos de Mestrado e de Doutorado acadêmicos do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE/UFRJ para o ano letivo de 2023.1.

Clique AQUI para acessar ao Edital.

Clique AQUI e confira o Formulário de Inscrição para o Mestrado.

Clique AQUI e confira o Formulário de Inscrição para o Doutorado.

12 12 Metalmat Professores noticiaOs professores Luís Marcelo Tavares e Leonardo Sales de Araújo do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), foram contemplados com o Prêmio Giulio Massarani nas categorias docente sênior e docente jovem, respectivamente.

Além dos professores do PEMM, o Prof. Edson Watanabe do PEE foi agraciado com o Prêmio Lobo Carneiro. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 13 de dezembro às 10 horas no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, bloco 1, Cidade Universitária, e transmitido ao vivo pelo canal da Coppe no YouTube.

O Prêmio Coppe Mérito Acadêmico é concedido a docentes que se destacam pela produção acadêmica, formação de Recursos Humanos e trajetória profissional. Desde a primeira edição de 2004, entregue no ano seguinte, a premiação foi batizada Prêmio Coppe Mérito Acadêmico Giulio Massarani, em homenagem ao professor que foi um dos fundadores da Coppe, falecido em setembro de 2004. O Prêmio Lobo Carneiro Mérito Acadêmico, lançado em 2016, leva em consideração os critérios listados acima, incluindo a destacada contribuição do docente à instituição. O nome da premiação também é uma homenagem a um destacado professor da Coppe, falecido em novembro de 2001.
Saiba mais do Prêmio Mérito Acadêmico AQUI

Topo