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Hoje, celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data importante para refletirmos sobre a equidade de gênero em todas as áreas do conhecimento. A equidade de gênero transcende a mera igualdade de oportunidades; é um compromisso com a transformação das estruturas sociais para garantir que mulheres tenham acesso igual ao desenvolvimento em pesquisa, inovação e liderança. No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, é essencial celebrar iniciativas que promovam a presença feminina em diversos campos do conhecimento.
O projeto Meninas na Ciência-UFRJ, fundado em 2017 pela historiadora Gabriella da Silva Mendes, surgiu para inspirar meninas a seguirem na área científica. Resultante de sua pesquisa de mestrado, o projeto visa não apenas inspirar, mas também fornecer ferramentas que tornem a inovação mais acessível e diversificada.
Gabriella explica que a ideia para o projeto surgiu de um incômodo com as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na ciência, detectadas durante suas atividades em uma escola pública no Rio de Janeiro. Ela enfatiza que a equidade de gênero requer uma análise atenta das necessidades e diferenças entre os gêneros e defende ações que promovam a contratação e ascensão de mulheres em posições de destaque.
O projeto enfatiza a importância de trazer modelos femininos de diversas áreas científicas, quebrando estereótipos de gênero e mostrando que todas as áreas são relevantes. Gabriella também observa a necessidade de incentivo desde cedo e destaca figuras históricas femininas que serviram como inspiração, como Marie Curie e Mae Jemison.
Ana Carolina Brandão, aluna do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM/COPPE/UFRJ), segue sua trajetória acadêmica rumo ao doutorado, desenvolvendo projetos inovadores em parceria com a Petrobras na área de ensaios não destrutivos.
Seu trabalho envolve o uso de robôs para analisar materiais e falhas em tempo real, trazendo soluções diretas para a indústria. Para ela, ver a pesquisa aplicada na prática e impactando positivamente o setor de Óleo e Gás é o maior diferencial do projeto. A dedicação e o talento dela são um exemplo do potencial transformador da pesquisa acadêmica e da importância da parceria entre a universidade e a indústria para o avanço do país.
Clique AQUI para conferir a entrevista completa!
Fonte: COPPE UFRJ
Requisitos: Formação em engenharia, apoio a ensaios, conhecimento de manuseio de produtos químicos, experiência project management e planejamento estratégico
Salário: R$ 13.000,00 (aproximadamente)
Período: 27 a 31 de janeiro de 2025
Enviar currículo para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (comprovação da experiência necessária)
Por ordem do Magnífico Reitor da UFRJ, Prof. Roberto Medronho, informe-se aos candidatos aprovados nos Concursos Públicos para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior regido pelo Edital UFRJ no 54/2024 que:
A realização do Procedimento de Heteroidentificação ocorrerá na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, no dia 24 de janeiro de 2025, com início às 11h e apresentação dos candidatos até as 10h30min.
O endereço do local e a relação nominal dos candidatos será divulgada até o dia 22 de janeiro de 2025 no sítio oficial do presente concurso público.
Candidatos Aprovados e Classificação:
1º. Colocado – Rodrigo da Silva
2º. Colocado – Merlin Cristina Elaine Bandeira
3º. Colocado – Brenda Juliet Martins Freitas
4º. Colocado – Rodrigo Roberto Alves Garcia
O recém-lançado livro documenta as atividades realizadas durante a vigência do projeto “Futuras Cientistas: Promovendo a participação e o protagonismo feminino da educação pública em carreiras científicas”, financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no Edital 09/2021 – Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação. Sob a coordenação da Professora Elizabete Fernandes Lucas, do PEMM/UFRJ, o projeto foi voltado para a inclusão de meninas e mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação.
Executado entre dezembro de 2021 e maio de 2022, o projeto teve como principal objetivo estimular alunas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a ingressarem em carreiras científicas. Com apoio da FAPERJ, cinco professores e quinze alunas de escolas públicas receberam bolsas para desenvolver atividades experimentais e apresentar fenômenos científicos de forma prática em suas instituições de ensino. Além disso, foram realizadas rodas de conversa com pesquisadoras de destaque, incentivando ainda mais a participação feminina na ciência.
Um dos diferenciais do projeto foi a realização dos experimentos em espaços comuns das escolas, como salas amplas e pátios, utilizando apenas mesas cedidas pelas instituições. Dessa forma, foi possível despertar a curiosidade dos alunos e consolidar o aprendizado teórico sem a necessidade de laboratórios sofisticados.
Para garantir que essa iniciativa continue nas escolas, o livro detalha experimentos acessíveis, que podem ser replicados com materiais de baixo custo, incentivando professores a manterem esse tipo de abordagem com novas turmas nos anos seguintes.
Clique AQUI e acesse o livro completo.