09 06 LogoIntranet cabeçalho09 06 LogoAtrio cabeçalho

webmail metalmat

 

 brasil1espanha1usa1
cancel

19 06 PEMM Prof noticiaNo dia 13 de junho foi divulgado o resultado da 2ª Edição do Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Computação, que ao todo selecionou 33 propostas, sendo nove da UFRJ.

A Profª Elizabete Fernandes Lucas do PEMM/COPPE/UFRJ, foi uma das contempladas com seu projeto intitulado “Meninas superpoderosas: nas ciências e na tecnologia”.

Projeto Meninas como Futuras Líderes na Ciência Nuclear: Iniciativas de Desmistificação (FAIXA C), busca alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente em igualdade de gênero, educação de qualidade, inovação e infraestrutura, reconhecendo que a educação é uma responsabilidade de todos, em especial no setor nuclear.

O projeto visa impulsionar o progresso científico e tecnológico no cenário nuclear brasileiro, focando na participação e capacitação de mulheres e meninas para promover a diversidade e combater a sub-representação feminina no setor. Aborda a falta de representatividade feminina em STEM, enfrentando desafios como o "teto de vidro" e preconceitos. Propõe combater estereótipos de gênero, implementar programas educacionais, realizar eventos e oferecer cursos suplementares. Além disso, busca conscientizar todos sobre a energia nuclear, promovendo o letramento científico e esclarecendo benefícios e desafios da energia nuclear e mudanças climáticas. O projeto alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, focando na igualdade de gênero, educação de qualidade, inovação e infraestrutura.

Clique AQUI para mais informações!

Fonte: FAPERJ

14 06 PEMM Participe noticiaNa quarta-feira, dia 19 de junho, o professor visitante do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ, Juan Perez Ipiña, proferirá uma palestra intitulada “Evolução da avaliação da transição dúctil-frágil de aços ferríticos”. O professor falará sobre os avanços e desafios na compreensão e aplicação das ferramentas existentes para avaliar esse fenômeno, considerado crucial em diversificadas indústrias.

Clique AQUI para mais informações! 

Fonte: COPPE UFRJ

05 06 PEMM Prof noticiaA professora Gabriela Ribeiro foi selecionada como a mais nova editora associada da revista "Nondestructive Testing and Evaluation" (Testes e Avaliação Não Destrutivos). 

"Nondestructive Testing and Evaluation" é uma publicação que apresenta resultados pioneiros de pesquisa e desenvolvimento na teoria, técnicas e aplicações de Testes e Avaliação Não Destrutivos (NDT&E). A revista acolhe uma variedade de tópicos, desde técnicas convencionais até novas abordagens em END&E, incluindo radiografia, ultrassom, correntes parasitas, propriedades magnéticas e muito mais.

A nomeação da Professora Ribeiro reforça o compromisso da revista em garantir a qualidade e a relevância de seu conteúdo editorial, enquanto continua a ser uma fonte confiável de informações para a comunidade de pesquisa em END&E.

Os manuscritos submetidos à revista passam por uma rigorosa revisão por pares por especialistas independentes, garantindo assim a excelência e a integridade do processo editorial. A professora se junta a uma equipe dedicada de editores e revisores, todos empenhados em promover o avanço contínuo deste campo vital e em facilitar a disseminação do conhecimento nesta área crucial da ciência e da engenharia.

Confira a revista AQUI.

13 05 Noticia ConcursoPeríodo de inscrições prorrogado até: 04/07/2024

Todas as informações estão disponíveis AQUI.

Confira o Edital AQUI.

23 05 Metalmat Seminário Dr. Pedro Portella NoticiaPalestrante: Dr. Pedro Dolabella Portella

Data: 28/05/2024
Horário: 10h - 11:30h
Local: Bloco G, sala G 122 - CT/UFRJ

Resumo CV:
Engenheiro metalúrgico e mestre em ciência dos materiais pelo IME; doutorado pela Universidade de Erlangen-Nürnberg em ciência dos materiais (1984). Professor assistente de engenharia e ciência dos materiais da PUC-Rio. Desde 1987 pesquisador do Instituto Federal para Pesquisa e Ensaio de Materiais (BAM) em Berlim; a partir de 2000 atuou como diretor do Departamento de Engenharia de Materiais do BAM. Seguindo a tradição deste instituto, uma das suas áreas de concentração é a análise e a prevenção de falhas em sistemas. Desde 2020 ele se ocupa como pesquisador do Fraunhofer-Institut für Werkstoffmechanik (IWM – Instituto de Mecânica de Materiais) em Friburgo com aspectos da transformação digital da engenharia de materiais No biênio 2010-2011 presidente da Federação de Sociedades Européias de Materiais (FEMS). Membro honorário da FEMS, da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), da Sociedade Francesa de Metais e Materiais (SF2M) e da Federação Alemã de Ciência e Engenharia de Materiais (BV MatWerk).

Topo