Accessibility Tools
As inscrições para a próxima seleção para mestrado e doutorado no PEMM começam em 01 de junho 2020.
Para saber todos os detalhes da inscrição e do processo seletivo, clique AQUI e acesse os documentos referentes.
Em caso de dúvidas, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Tendo em vista que a Resolução 03/2020 do CEPG suspende a contagem dos prazos para defesas de mestrado e doutorado em seu artigo 2º, informamos que:
1. Todos os alunos regularmente matriculados, com vencimento dos prazos para defesa de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, a partir de março de 2020 e enquanto durar a suspensão das atividades na UFRJ, estão com o prazo suspenso.
2. Todos os alunos regularmente matriculados, com vencimento dos prazos PEMM para a defesa de COT 700 – Seminário de MesAtrado ou COT 800 – Exame de qualificação ao doutorado, a partir de março de 2020 e enquanto durar a suspensão das atividades na UFRJ, estão com o prazo suspenso.
3. Alunos em situação irregular, cujo prazo tenha vencido em situação distinta das mencionadas nos itens 2 e 3 e que ainda não iniciaram o processo de regularização da situação, devem entrar em contato com a Coordenação Acadêmica da Pós, através do e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.
Não estaremos mais recebendo prorrogações de prazos para alunos que se enquadrem nos itens 1 e 2.
Após o retorno das atividades, os prazos serão reativados. Consequentemente, alunos com defesa originalmente programada para março de 2020 terão 30 dias a partir do retorno para a defesa e assim por diante.
Portanto, reforçamos a importância de preventivamente fazer os pedidos de banca, que estão tramitando normalmente durante este período.
Lembramos ainda que, para a defesa do COT 700 e COT 800, é necessário que o aluno tenha entregue os diplomas de graduação e/ou de mestrado, bem como o certificado de proficiência do inglês. Toda a documentação pode ser enviada digitalmente para <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.
Em caso de dúvidas, entre em contato com <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.
Clique AQUI para acessar a Resolução 03/2020.
De acordo com as determinações do CEPG, neste período de exceções, as defesas devem ser preferencialmente adiadas. No entanto, em caso de comprovada urgência ou cujo prazo não possa ser prorrogado de forma alguma, a defesa remota pode ser solicitada.
Nestes casos, a Resolução CEPG 01/2020 flexibiliza temporariamente algumas exigências das Resoluções CEPG 02/2015 e 03/2019. No entanto, mantém as exigências de concordância por escrito do candidato e que haja autorização da Comissão Deliberativa do programa, que neste momento será composta pelos membros da Coordenação Gabriela Ribeiro Pereira, Leonardo Sales Araújo e Rafaella Martins Ribeiro.
Portanto, para o pedido de defesa remota dentro deste regime especial vale para:
- alunos que defenderão Mestrado ou Doutorado e que realizaram todos os procedimentos descritos no roteiro pré-defesa nos prazos regulamentares, incluindo pedido de banca aprovado e cadastro de suas teses e dissertações no Ctrl Coppe dentro dos prazos regulamentados pela Coppe;
- alunos de seminário de Mestrado e exame de qualificação de Doutorado que cumpriram todas os requisitos para a defesa, bem como tiveram suas bancas previamente aprovadas.
Reforçamos os procedimentos a serem seguidos para a solicitação da defesa remota:
O pedido de autorização para defesa remota deve ser formalizado pelo presidente da banca por e-mail e encaminhado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Esse pedido deve conter:
1. proclame de defesa preenchido;
2. concordância por escrito do candidato;
3. os motivos da urgência ou explicação de término de prazo que não possa ser resolvido através do adiamento de defesa;
4. informações sobre como será realizada a defesa remota: meio de transmissão online (a defesa é púbica e a transmissão online é obrigatória), meio de gravação da defesa e da arguição da banca, software ou recurso que será utilizado.
5. carta ou e-mail de concordância dos membros da banca (enviar junto ao pedido).
Importante: O pedido de defesa remota não implica em autorização imediata! O pedido deve ser aprovado pela Coordenação.
Este procedimento bem como o procedimento a ser seguido pelo presidente da banca após a defesa foi enviado por e-mail em 18/03/2020.
Em caso de dúvidas, entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Novo Prazo: 15/05/2020
Prezados bolsistas do CNPQ, recentemente o CNPQ enviou o procedimento para a solicitação de prorrogação de bolsas de alunos de pós-graduação ativos que tiveram o andamento da sua pesquisa afetada pela suspensão de atividades.
O aluno bolsista do CNPq que queira solicitar a prorrogação da bolsa precisa enviar um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 15/5/2020 com as seguintes informações:
i. nome completo do bolsista;
ii. CPF do bolsista;
iii. período da prorrogação de, no máximo, até 60 dias; e
iv. justificativa detalhada para a prorrogação com o "de acordo" do orientador (que pode ser enviado por e-mail).
Importante! A solicitação de prorrogação ao CNPq não significa que a prorrogação será concedida O pedido de prorrogação será avaliado pelo CNPq, por isso é fundamental que a justificativa tenha todas as informações que fundamentem o pedido.
Maiores informações podem ser ontidas no e-mail enviado no dia 08/05/2020. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Coordenação.
Informamos que, em função da suspensão do Calendário Acadêmico atual devido à COVID-19, a entrada dos alunos pode sofrer alteração quanto à sua periodização já que um novo Calendário Acadêmico será criado após a normalização da situação. Agradeçemos a compreensão de todos e parabenizamos os aprovados.
Confira AQUI o resultado para a seleção do doutorado para o PEMM.