23 05 Metalmat Seminário Dr. Pedro Portella NoticiaPalestrante: Dr. Pedro Dolabella Portella

Data: 28/05/2024
Horário: 10h - 11:30h
Local: Bloco G, sala G 122 - CT/UFRJ

Resumo CV:
Engenheiro metalúrgico e mestre em ciência dos materiais pelo IME; doutorado pela Universidade de Erlangen-Nürnberg em ciência dos materiais (1984). Professor assistente de engenharia e ciência dos materiais da PUC-Rio. Desde 1987 pesquisador do Instituto Federal para Pesquisa e Ensaio de Materiais (BAM) em Berlim; a partir de 2000 atuou como diretor do Departamento de Engenharia de Materiais do BAM. Seguindo a tradição deste instituto, uma das suas áreas de concentração é a análise e a prevenção de falhas em sistemas. Desde 2020 ele se ocupa como pesquisador do Fraunhofer-Institut für Werkstoffmechanik (IWM – Instituto de Mecânica de Materiais) em Friburgo com aspectos da transformação digital da engenharia de materiais No biênio 2010-2011 presidente da Federação de Sociedades Européias de Materiais (FEMS). Membro honorário da FEMS, da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), da Sociedade Francesa de Metais e Materiais (SF2M) e da Federação Alemã de Ciência e Engenharia de Materiais (BV MatWerk).