Os projetos de pesquisa do PEMM intitulados DETEPIG e SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DOS REVESTIMENTOS POLIMÉRICOS INTERNOS DE DUTOS "TOPSIDE" DE FPSO ATRAVÉS DE TÉCNICAS NÃO DESTRUTIVAS – SAIREP são finalistas da Categoria II: “Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento”, do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024.
Ambos os projetos foram coordenados pela Profa. Gabriela Ribeiro Pereira e pelo Prof. Cesar Giron Camerini e foram realizados pela equipe de ensaios não destrutivos do Laboratório de Ensaios não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC).
O projeto DETEPIG foi desenvolvido em parceria com a Petrobras e da parte da UFRJ, além dos professores Gabriela Ribeiro Pereira e Cesar Giron Camerini, participaram os alunos Lucas Braga Campos (discente de mestrado do PEMM e pesquisador do LNDC), Mariana Burrowes Moreira Guimarães (discente de doutorado do PEMM e pesquisadora do LNDC) , Iane de Araújo Soares (Mestre pelo PEMM e pesquisadora do LNDC), Lucas Maciel Coelho da Silva (técnico do LNDC) e Vitor Manoel de Araújo Silva (Doutor pelo PEMM).
No projeto DETEPIG foi desenvolvida uma ferramenta de inspeção de baixo custo e portátil, que necessita de apenas um operador para detecção de derivações clandestinas em linhas de transporte de derivados de petróleo com o objetivo de aumentar a frequência de monitoramento e a segurança das operações contra furtos. Sensores de última geração de indução eletromagnética, que operam com base na técnica de correntes parasitas (Eddy Currents), foram incorporados em um PIG instrumentado, uma tecnologia consolidada no mercado com estrutura de utilização e operação já instalada nos dutos, fazendo com que a implementação e o uso da ferramenta sejam mais simples, não necessitando de modificações nas linhas. Testes em escala apresentaram excelentes resultados, sendo possível identificar e localizar precisamente derivações a partir de 6 mm de diâmetro, ou seja, 4 mm menor que o exigido no requisito do projeto. Estudos de POD (Probability of Detection) mostraram que o sistema possui a capacidade de identificar furos de 5 mm de diâmetro, em 90% das inspeções, com 95% de confiabilidade. Adicionalmente, testes de campo em um duto mapeado, mostraram que o “DETEPIG” foi capaz de observar processos de corrosão nos dutos com perdas de material menores que 20% da espessura da parede, adicionando outra funcionalidade ao escopo original. Garantindo à ferramenta desenvolvida a possibilidade de ser utilizada, juntamente com a inspeção de trepanações clandestinas, para avaliação contínua da integridade dos dutos.
Já o projeto do SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DOS REVESTIMENTOS POLIMÉRICOS INTERNOS DE DUTOS "TOPSIDE" DE FPSO ATRAVÉS DE TÉCNICAS NÃO DESTRUTIVAS – SAIREP foi desenvolvido em parceria com a Galp, o ISQ e da parte da UFRJ participam os professores Gabriela Ribeiro Pereira e Cesar Giron Camerini, além dos alunos Caio Henrique Alves de Souza (discente de graduação do DMM e técnico do LNDC), Lucas Braga Campos (discente de mestrado do PEMM e pesquisador do LNDC), Thiago Tôrres Matta Neves ( discente de doutorado do PEMM), Marcella Grosso Lima (Doutora pelo PEMM e pesquisadora do LNDC), Iane de Araújo Soares (Mestre pelo PEMM e pesquisadora do LNDC), Lucas Maciel Coelho da Silva (técnico do LNDC) e Vitor Manoel de Araújo Silva (Doutor pelo PEMM).
Neste projeto foi desenvolvido uma solução de inspeção a ser aplicada em campo para investigar e monitorar a integridade dos revestimentos poliméricos internos (PEAD e FBE) aplicados em tubos “topside” de aço carbono em plataformas FPSO. A equipe do LNDC/COPPE/UFRJ desenvolveu um protótipo para inspeção localizada através de um colar de transdutores que é acoplado a superfície externa dos tubos para coleta dos sinais ultrassônicos. A ferramenta desenvolvida possui um design e projeto estrutural compacto, sendo de fácil montagem e baixo peso agregado. Adicionalmente, ela possui um sistema eletrônico próprio e compacto, permitindo que a configuração dos parâmetros ultrassônicos e a coletada de dados da inspeção seja feita de modo remoto, através de uma rede Wi-Fi própria. Além da identificação de regiões onde ocorreram falhas no revestimento interno através dos sinais ultrassônicos, esta ferramenta também apresentou resultados promissores para o monitoramento da perda de espessura dos tubos devido a corrosão interna.
O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com utilização total ou parcial de recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P); reconhecer e premiar dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH/ANP) bem como reconhecer e premiar personalidades que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor.
A Cerimônia de Premiação (restrita a apenas alguns participantes) será realizada no dia 02/12/2024 na Casa Firjan. Entretanto, a Cerimônia será exibida no Canal Oficial da ANP no Youtube.
A relação completa dos finalistas pode ser consultada no site da ANP.
O DMM/PEMM parabeniza os envolvidos.
Publicado em: 30/09/2024