Accessibility Tools

09 06 LogoIntranet cabeçalho09 06 LogoAtrio cabeçalho

webmail metalmat

 

 brasil1espanha1usa1

2023 01 Visita Instituto Fraunhofer IKTS

Os professores do PEMM Cesar Giron Camerini e Hector Guillermo Kotik foram recebidos no Instituto Fraunhofer IKTS, centro de pesquisas e desenvolvimento tecnológico localizado em Dresden, na Alemanha, e o Dipartimento di Meccanica, do Politecnico di Milano, na Itália.

Durante os dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2023 enquanto no instituto Faunhofer/IKTS, foram discutidos projetos de pesquisa em parceria, visando trabalhar nas áreas de inspeção por correntes parasitas e microscopia ultrassônica em materiais metálicos e compósitos de matriz polimérica. Amostras de corpos de prova de mecânica de fratura e de compósitos de matriz polimérica reforçados com fibra de carbono, pertencentes a teses e dissertações em andamento no PEMM, foram analisadas por diferentes técnicas de ensaios não destrutivos para a avaliação do tamanho e distribuição de defeitos. As visitas e reuniões foram realizadas com o Prof. Henning Heuer, o pesquisador M.Sc. Martin Schulze entre outros pesquisadores do instituto.

Em paralelo, foram marcados encontros com o Prof. Grzegorz Psuj, da Zachodniopomorski Uniwersytet Technologiczny w Szczecinie (West Pomeranian University of Technology), da Polônia. Foram discutidos projetos e parcerias científico-acadêmicas entre ambas as instituições.

Entro os dias 26 e 27 de janeiro de 2023 foi realizada a visita ao Dipartimento di Meccanica do Politecnico di Milano, na Itália. Além de conhecer as instalações e laboratórios do departamento no Campus Bovisa-La Masa, participou-se de reuniões com docentes da instituição, lideradas pelo Prof. Enrique Mariano Castrodeza. Foi estabelecida a colaboração entre os docentes para futuros projetos na área de Mecânica da Fratura e discutidos avanços em uma tese de doutorado coorientada por docentes de ambas as instituições.

Fotografia de divulgação: (de esquerda à direita) Prof. Cesar Camerini, Prof. Henning Heuer, Prof. Hector Kotik e Prof. Grzegorz Psuj.

 

Topo