10 11 Noticia MetalmatePremioCREADos 10 trabalhos científicos premiados pelo CREA-RJ para a Escola Politécnica da UFRJ, quatro foram desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, sob a orientação de professores do nosso departamento. Parabéns a Ana Paula Brandão, Artur Alvarenga, Ilusca Janeiro e Pedro Enrique, e também aos professores Gabriela, Marysilvia, Rafaella e Rossana!!!

Classificação dos estados de evolução microestrutural de tubos de reforma a vapor de diferentes composições químicas utilizando inteligência artificial – uma abordagem de END 4.0

Autor: Pedro Enrique Monforte Brandao Marques – graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Orientadoras: Prof.ª Gabriela Ribeiro Pereira e Prof.ª Clara Johanna Pacheco

“Com o meu trabalho ajudei a aprofundar o domínio sobre modelos de predição baseados em inteligência artificial, uma área muito avançada em aplicações de engenharia nos países centrais, mas, em países periféricos como o Brasil, ainda em fase de crescimento. Fiquei muito feliz de poder contribuir com esse desafio, e arrisco dizer, com o que aprendi nesse trabalho, que o maior compromisso que um engenheiro pode ter com seu país é o de não se contentar com a dependência tecnológica em que vivemos, e ousar aprender, aplicar e formular as mais avançadas tecnologias para resolver os problemas que atingem a vida do nosso povo.”

Transformação martensítica induzida por deformação em aços inoxidáveis para aplicação automobilística

Autor: Ilusca Soares Janeiro – graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Orientadoras: Prof.ª Rafaella Martins Ribeiro e Prof. Olivier Hubert

“Esse trabalho foi proposto inicialmente por uma empresa na França, que tem um cunho industrial, voltado para aços inoxidáveis. A liga que estudei será escolhida para ser aplicada como uma liga para fabricação de chassis de carro. A liga em si tem uma aplicabilidade certa para o mercado. Já submetemos um artigo, com os resultados obtidos até o momento. Ter esse reconhecimento me deixa muito feliz.”

Viabilização da impressão 3D como método de reciclagem para o PVDF incluindo a fabricação do filamento

Autor: Ana Carolina Pereira Soares Brandao – graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Orientadoras: Prof.ª Marysilvia Ferreira da Costa e Prof.ª Rossana Mara da Silva Moreira Thiré

“Fiquei muito orgulhosa de receber o prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos pelo meu projeto de graduação. Meu trabalho aborda assuntos que considero importantes na engenharia atualmente, como reciclagem e impressão 3D, foi pioneiro no uso do polímero PVDF reciclado na impressão 3D, tendo embasado uma Patente de Privilégio de Inovação registrada no INPI ano passado. Na pesquisa são mostradas viabilidade e usabilidade do produto com esperança de estimular a reciclagem deste polímero cuja degradação gera subprodutos nocivos.”

Crescimento crítico de grãos na superliga de ferro A-286

Autor: Artur Gwydion da Fonseca Alvarenga – graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Orientadora: Prof.ª Rafaella Martins Ribeiro e Prof.ª Nathalie Bozzolo

“É uma grande honra para mim receber tal prêmio logo no início da minha carreira. Quando eu era mais jovem sonhava em poder trabalhar em um ambiente impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico e contribuir diretamente para superar os desafios do futuro. O prêmio é um primeiro símbolo da realização deste sonho que me dá ainda mais motivação. Estou muito satisfeito por ter sido capaz de desenvolver este projeto em uma equipe formada por profissionais capazes de combinar sua imensa expertise técnica com uma grande dedicação e colaboração para com seus colegas de equipe. Gostaria de agradecer a todos os membros e tenho o prazer de compartilhar esta honra com eles bem como com todo o departamento de Metalurgia e Materiais da UFRJ que contribuíram de maneira direta para minha formação como profissional.”

Acesse AQUI a lista com os demais premiados.