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Hoje, celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data importante para refletirmos sobre a equidade de gênero em todas as áreas do conhecimento. A equidade de gênero transcende a mera igualdade de oportunidades; é um compromisso com a transformação das estruturas sociais para garantir que mulheres tenham acesso igual ao desenvolvimento em pesquisa, inovação e liderança. No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, é essencial celebrar iniciativas que promovam a presença feminina em diversos campos do conhecimento.
O projeto Meninas na Ciência-UFRJ, fundado em 2017 pela historiadora Gabriella da Silva Mendes, surgiu para inspirar meninas a seguirem na área científica. Resultante de sua pesquisa de mestrado, o projeto visa não apenas inspirar, mas também fornecer ferramentas que tornem a inovação mais acessível e diversificada.
Gabriella explica que a ideia para o projeto surgiu de um incômodo com as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na ciência, detectadas durante suas atividades em uma escola pública no Rio de Janeiro. Ela enfatiza que a equidade de gênero requer uma análise atenta das necessidades e diferenças entre os gêneros e defende ações que promovam a contratação e ascensão de mulheres em posições de destaque.
O projeto enfatiza a importância de trazer modelos femininos de diversas áreas científicas, quebrando estereótipos de gênero e mostrando que todas as áreas são relevantes. Gabriella também observa a necessidade de incentivo desde cedo e destaca figuras históricas femininas que serviram como inspiração, como Marie Curie e Mae Jemison.
Ana Carolina Brandão, aluna do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM/COPPE/UFRJ), segue sua trajetória acadêmica rumo ao doutorado, desenvolvendo projetos inovadores em parceria com a Petrobras na área de ensaios não destrutivos.
Seu trabalho envolve o uso de robôs para analisar materiais e falhas em tempo real, trazendo soluções diretas para a indústria. Para ela, ver a pesquisa aplicada na prática e impactando positivamente o setor de Óleo e Gás é o maior diferencial do projeto. A dedicação e o talento dela são um exemplo do potencial transformador da pesquisa acadêmica e da importância da parceria entre a universidade e a indústria para o avanço do país.
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Fonte: COPPE UFRJ
Requisitos: Formação em engenharia, apoio a ensaios, conhecimento de manuseio de produtos químicos, experiência project management e planejamento estratégico
Salário: R$ 13.000,00 (aproximadamente)
Período: 27 a 31 de janeiro de 2025
Enviar currículo para: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. (comprovação da experiência necessária)
Por ordem do Magnífico Reitor da UFRJ, Prof. Roberto Medronho, informe-se aos candidatos aprovados nos Concursos Públicos para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior regido pelo Edital UFRJ no 54/2024 que:
A realização do Procedimento de Heteroidentificação ocorrerá na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ, no dia 24 de janeiro de 2025, com início às 11h e apresentação dos candidatos até as 10h30min.
O endereço do local e a relação nominal dos candidatos será divulgada até o dia 22 de janeiro de 2025 no sítio oficial do presente concurso público.
Candidatos Aprovados e Classificação:
1º. Colocado – Rodrigo da Silva
2º. Colocado – Merlin Cristina Elaine Bandeira
3º. Colocado – Brenda Juliet Martins Freitas
4º. Colocado – Rodrigo Roberto Alves Garcia
O recém-lançado livro documenta as atividades realizadas durante a vigência do projeto “Futuras Cientistas: Promovendo a participação e o protagonismo feminino da educação pública em carreiras científicas”, financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) no Edital 09/2021 – Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação. Sob a coordenação da Professora Elizabete Fernandes Lucas, do PEMM/UFRJ, o projeto foi voltado para a inclusão de meninas e mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação.
Executado entre dezembro de 2021 e maio de 2022, o projeto teve como principal objetivo estimular alunas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio a ingressarem em carreiras científicas. Com apoio da FAPERJ, cinco professores e quinze alunas de escolas públicas receberam bolsas para desenvolver atividades experimentais e apresentar fenômenos científicos de forma prática em suas instituições de ensino. Além disso, foram realizadas rodas de conversa com pesquisadoras de destaque, incentivando ainda mais a participação feminina na ciência.
Um dos diferenciais do projeto foi a realização dos experimentos em espaços comuns das escolas, como salas amplas e pátios, utilizando apenas mesas cedidas pelas instituições. Dessa forma, foi possível despertar a curiosidade dos alunos e consolidar o aprendizado teórico sem a necessidade de laboratórios sofisticados.
Para garantir que essa iniciativa continue nas escolas, o livro detalha experimentos acessíveis, que podem ser replicados com materiais de baixo custo, incentivando professores a manterem esse tipo de abordagem com novas turmas nos anos seguintes.
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