18 03 Metalmat Professor do PEMM NoticiaO Prof. Luiz Henrique de Almeida, professor titular do PEMM/COPPE/UFRJ, foi reconhecido com o Prêmio Henry Clifton Sorby 2024.

Ele obteve M.Sc. e D.Sc. em engenharia metalúrgica e de materiais em 1978 e 1985, respectivamente, pelo PEMM/COPPE/UFRJ, onde hoje leciona. Alguns de seus estudos de doutorado também foram realizados na Universidade de Saskatchewan, no Canadá, com o professor Iain Le May.

A carreira de pesquisa do Prof. de Almeida tem se concentrado em temas de interesse da engenharia brasileira, com foco principal no desenvolvimento de ligas metálicas. Este trabalho incluiu fundição de aço inoxidável resistente ao calor HP modificado com Nb e Ti, aços HP modificados com ítrio, ligas de zircônio de grau nuclear e ligas de beta-titânio para aplicações biomédicas.
O Prêmio Henry Clifton Sorby é entregue a pessoas reconhecidas internacionalmente pelas contribuições feitas ao longo de sua carreira nos amplos campos da metalografia e da ciência dos materiais. A cada ano, o Comitê de Seleção do Prêmio Sorby escolhe um premiado entre um grupo de indivíduos indicados.

O premiado é convidado a apresentar uma palestra na reunião anual do IMS/ASM. O Prof. de Almeida ministrará a palestra "HP Grade Heat Resistant Austenitic Stainless Steels" que focará em 30 anos de evolução microestrutural e no aumento significativo de desempenho da produção de hidrogênio em fornos de reforma a vapor.

Toda a comunidade METALMAT parabeniza a nosso caro docente.

Veja a publicação na íntegra acessando AQUI.