Accessibility Tools

09 06 LogoIntranet cabeçalho09 06 LogoAtrio cabeçalho

webmail metalmat

 

 brasil1espanha1usa1

Título: Futuras cientistas: Promovendo a participação e o protagonismo feminino na educação pública em carreiras científicas
Modalidade: Projeto
Coordenadora: Elizabete Fernandes Lucas
Contato do coordenador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Resumo: O projeto fomentou o contato de alunas da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino médio com a área das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias (especificamente Química, Física, Biologia e Geografia), e estimulou o envolvimento de alunas de Graduação em pesquisas científicas nas mesmas áreas. A partir de estratégias que visaram promover uma interação entre as alunas desses diferentes segmentos, para proporcionar a troca de conhecimento e experiências, pretendeu-se aproximar jovens alunas à universidade. Encorajar meninas e mulheres a descobrirem e acessarem o universo de possibilidades da produção e saberes científicos, também pelo estreitamento do contato das alunas com mulheres cientistas representativas - estimulando, assim, o entendimento de que é possível a escolha das carreiras de Ciência e Tecnologia e desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são para mulheres. Nesse contexto foram executadas as seguintes etapas:

1. A divulgação da contribuição feminina para as Ciências no mundo e quadro recente da atuação feminina na pesquisa científica no Brasil. Aproximar as alunas às mulheres de destaque profissional através de rodas de conversa.
2. A elaboração e divulgação de experimentos envolvendo princípios básicos de química, física, biologia e geografia em eventos que ocorrem no cotidiano de alunas do Ensino Fundamental II.
3. A elaboração e divulgação de experimentos para alunas de Ensino Médio envolvendo química, física, biologia e geografia relacionados a aplicações industriais.
4. A elaboração e desenvolvimento de pesquisa aplicada para alunas de Graduação.
5. O envolvimento de alunas, em estágio de formação mais avançado, na organização e divulgação de atividades para alunas de segmentos anteriores.
6. O estímulo à participação de alunas em geral por meio de eventos, jogos e gincanas, com emissão de certificados de participação e de premiação.
7. A ampliação das ações para escolas não participantes do projeto.
8. Divulgação dos resultados do projeto em eventos e revistas.
9. Elaboração de um livro contendo procedimentos para a realização de experimentos simples.

Observação: Este projeto recebeu o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Rio de Janeiro, por meio do Edital nº 09/2021, número do processo E-26/210.842/2021.

Topo