Accessibility Tools
A Coppe/UFRJ teve 24 professores contemplados no programa Cientista do Nosso Estado (CNE), da Faperj, lançados em 2023. Dentre os contemplados no programa CNE, o Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais teve duas de suas professoras contempladas: a profª Elizabete Fernandes Lucas, com o projeto "Influência das características do polímero sobre a inibição de deposição inorgânica na produção de petróleo", e a profª Bluma Soares com seu projeto "Materiais heterofásicos multi-funcionais com aplicações em áreas estratégicas".
O número de contemplados da Coppe no programa Cientista do Nosso Estado equivale a 40% das 60 bolsas destinadas às Engenharias. Nos dois editais, a UFRJ foi a instituição que teve o maior número de contemplados, sendo 160 no CNE e 44 no JCNE, incluindo os da Coppe. As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. O resultado dos editais foi divulgado no dia 25 de julho e ao todo foram concedidas 446 bolsas para o CNE e 190 para o JCNE, envolvendo 33 instituições de ensino e pesquisa do estado do Rio de Janeiro.
Saiba mais AQUI!
Fonte: COPPE UFRJ
O mundo usou 95 milhões de toneladas de hidrogênio em 2022, segundo a Agência Internacional de Energia, mas somente 1% foi hidrogênio “verde”, ou seja, produzido por meio de processos que geram baixa emissão de carbono. Pesquisadores da Coppe mapearam o potencial de produção de hidrogênio, a partir da energia eólica offshore, e analisaram a viabilidade técnica e econômica desse processo produtivo. O estudo, financiado pela TotalEnergies, gerou um artigo, que será publicado pela revista Energy Conversion Management.
Os Professores Paulo Emílio Miranda e Edvaldo Carreira participam de análise sobre o potencial de produção offshore de hidrogênio no Brasil.
Saiba mais AQUI!
Fonte: COPPE UFRJ
A Jornada Técnica do Conhecimento em Inspeção (JTCI) é um evento periódico organizado pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), que tem como objetivo apresentar as tecnologias e inovações relacionadas aos temas de END, Inspeção e Integridade Estrutural.
Os professores Gabriela Ribeiro Pereira e Cesar Giron Camerini, integram o comitê científico do evento e convidam toda a comunidade de inspeção a participar do evento, que ocorrerá em São Paulo, nos dias 22 e 23 de agosto.
Saiba mais sobre o evento AQUI.
A METALMAT estará na XV COBEQ-IC para divulgar o programa de pós-graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM). Com 57 anos de história, o PEMM tem recebido muitos formados em Engenharia Química e áreas afins para os cursos de mestrado e doutorado nas nove áreas de concentração do programa. Pesquisadores de pós-doutorado e professores do programa também participarão das atividades de avaliação dos trabalhos dos alunos. Não perca a chance de visitar o estande do PEMM e saber mais sobre a nossa pós-graduação, de 22 a 25 de julho no Pavilhão Central (P1) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, RJ.
Clique AQUI para mais informações sobre o XV COBEQ-IC!
No dia 13 de junho foi divulgado o resultado da 2ª Edição do Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Computação, que ao todo selecionou 33 propostas, sendo nove da UFRJ.
A Profª Elizabete Fernandes Lucas do PEMM/COPPE/UFRJ, foi uma das contempladas com seu projeto intitulado “Meninas superpoderosas: nas ciências e na tecnologia”.
Projeto Meninas como Futuras Líderes na Ciência Nuclear: Iniciativas de Desmistificação (FAIXA C), busca alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente em igualdade de gênero, educação de qualidade, inovação e infraestrutura, reconhecendo que a educação é uma responsabilidade de todos, em especial no setor nuclear.
O projeto visa impulsionar o progresso científico e tecnológico no cenário nuclear brasileiro, focando na participação e capacitação de mulheres e meninas para promover a diversidade e combater a sub-representação feminina no setor. Aborda a falta de representatividade feminina em STEM, enfrentando desafios como o "teto de vidro" e preconceitos. Propõe combater estereótipos de gênero, implementar programas educacionais, realizar eventos e oferecer cursos suplementares. Além disso, busca conscientizar todos sobre a energia nuclear, promovendo o letramento científico e esclarecendo benefícios e desafios da energia nuclear e mudanças climáticas. O projeto alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, focando na igualdade de gênero, educação de qualidade, inovação e infraestrutura.
Clique AQUI para mais informações!
Fonte: FAPERJ