webmail metalmat

espanhol
ingles

cancel

30 11 metalmat noticia premioplinioO trabalho "In-line inspection tool for clad pipeline integrity evaluation" de autoria dos Profs. Gabriela Pereira, Cesar Camerini e João Marcos Rebello, do PEMM, com a participação dos alunos de mestrado Rafael Wagner e Lucas Braga, ambos do PEMM, e também do aluno de doutorado Daniel Mendes, do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE, foi escolhido como o melhor trabalho técnico no tema Equipamentos, Produtos e Serviços, conferido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.

Clique AQUI e veja outras informações sobre desenvolvimentos recentes em inspeção in loco em alto mar realizados pelos pesquisadores do PEMM.

23 11 metalmat noticia doisprofessoresOs professores Bluma Soares e Luís Marcelo Tavares foram incluídos no ranking mundial estando entre os top 2% dos cientistas mais citados em 22 campos do conhecimento científico e 176 subáreas. Outros 13 professores da COPPE/UFRJ também foram incluídos na lista. O ranking foi elaborado pelo professor de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade de Stanford, John Ioannides, em colaboração com Kevin Boyack, da SciTech Strategies, e Jeroen Bass, da Elsevier, e foi publicado na plataforma PLOS Biology, no dia 16 de outubro. As informações usadas no ranqueamento foram coletadas na plataforma Scopus, no dia 6 de maio, e atualizadas até o ano de citação 2019.

A lista completa inclui também os professores Romildo Toledo (Programa de Engenharia Civil); Liu Hsu, Paulo Sergio Diniz, Edson Watanabe, Carmem Lúcia Tancredo Borges, Djalma Falcão e Maurício Aredes, (Programa de Engenharia Elétrica); Renato Cotta, Marcelo Savi e Helcio Orlande (Programa de Engenharia Mecânica); Su Jian (Programa de Engenharia Nuclear); Theodoro Antoun Netto (Programa de Engenharia Oceânica) e José Carlos Pinto (Programa de Engenharia Química).

13 10 metalmat noticia semanacompositosAlunos dos Laboratórios de Materiais Compósitos (LACOM), Mecânica da Fratura (LAMEF), e Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC) do DMM – PEMM participam como palestrantes na I Semana de Compósitos organizada pela UNICAMP.

Veja o cronograma das apresentações:

14/10 às 19:00h. “Comportamento de compósitos laminados”. Palestrante: Leonardo Nicolas Delfino Lopes. Aluno de Iniciação científica, estudante de engenharia metalúrgica do DMM.

15/10 às 19:00h. “Caracterização das constantes elásticas de materiais compósitos através de ensaios de ultrassom”. Palestrante: Daniel Scandiuzzi Valença de Castro. Aluno de mestrado PEMM.

16/10 às 19:00h. “Mecânica da Fratura”. Palestrante: Sergio Luis González Assias. Aluno de mestrado PEMM.

17/10 às 13:00h. “Laminados Fibra-Metal”. Palestrante: Douglas Gama Caetano. Aluno de mestrado PEMM.

17/10 às 17:00h. “Materiais Balísticos”. Palestrante: Dylan Guimarães da Silva. Aluno de mestrado PEMM.

Clique AQUI e saiba mais.

10 11 metalmat noticia nanotecnologiaUma nanotecnologia inovadora para tratamento de câncer por hipertermia encontra-se em desenvolvimento na COPPE/UFRJ com a participação de professores e pesquisadores liderados pelo Prof. Dilson dos Santos, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e Programa de Engenharia de Nanotecnologia. A pesquisa envolve a síntese de nanocubos de paládio e nanopartículas de paládio e óxido de cério, ambas sob a forma de hidreto (composto metal-hidrogênio). A tecnologia ainda deve ser testada in vivo, de modo a permitir uma melhor adequação dos parâmetros para, mediante irradiação por laser, eliminar células tumorais com alta eficiência e sem afetar as células saudáveis ao redor do tumor. Os resultados foram recentemente publicados no site da Nature Scientific Reports, intitulado "Synthesis, characterization and photothermal analysis of nanostructured hydrides of Pd and PdCeO2".

13 08 metalmat noticia semanametalmatÉ com grande satisfação que anunciamos a sexta edição da Semana Metalmat e Painel PEMM 2020, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020. O evento da comunidade Metalmat tem o objetivo de integrar estudantes, engenheiros e professores para discutir desafios, oportunidades e perspectivas da área, bem como divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos diversos grupos de pesquisa do PEMM a fim de complementar a formação dos participantes.

A logo vencedora da VI Semana Metalmat & Painel PEMM 2020, criada pela aluna de graduação em Engenharia de Materiais Isabela Menezes Pinho, apresenta o número 6 como elemento de um microscópio. Na logo uma ferramenta amplamente utilizada para caracterização de microestruturas e pesquisa dos materiais, que traz à tona a necessidade de, no atual cenário, observarmos com detalhes os novos desafios.
O evento possuirá os mesmos elementos que o fizeram tão bem-sucedidas as edições anteriores, contando com apresentações de alunos de graduação e pós-graduação, concurso de imagens, Desafio Metalmat, palestras de convidados e minicursos com temas relevantes ao universo de conhecimento das áreas de Metalurgia e Materiais. Nesta edição contudo, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado inteiramente online.

Serão aceitos trabalhos em todas as linhas de pesquisa do PEMM, isto é: Biomateriais, Cerâmicas Avançadas, Corrosão, Metalurgia Extrativa, Tecnologia Mineral e Ambiental, Processamento Termomecânico e Engenharia Microestrutural, Propriedades Mecânicas, Metalurgia Física, Soldagem e Ensaios Não-destrutivos, Superfícies e Filmes Finos, Materiais Poliméricos, Mecânica da Fratura, Materiais Compósitos e Métodos Matemáticos. Como nas edições anteriores, 2017, 2018 e 2019, os trabalhos serão publicados na forma de anais com registro ISBN.
Contamos com sua participação.

Site e redes sociais: