09 06 LogoIntranet cabeçalho09 06 LogoAtrio cabeçalho

webmail metalmat

 

 brasil1espanha1usa1
cancel

06 04 noticias ProfessorasAs equipes do Laboratório de Biopolimeros e Bioengenharia (BIOPOLI), coordenado pela Profa. Rossana Thiré, e do Laboratório de Síntese de Materiais Cerâmicos (LSMC), coordenado pela Profa. Paula Jardim, ambos do PEMM/COPPE/UFRJ, publicaram esta semana um estudo na revista Materials intitulado “Novel strategy for surface modification of titanium implants towards the improvement of osseointegration property and antibiotic local delivery”.

Um fato interessante foi que o estudo foi desenvolvido apenas por mulheres (professoras, pesquisadoras, alunas de doutorado e de iniciação científica), exemplificando a força e a importância das mulheres na área de STEM. Neste trabalho, amostras de Titânio grau 4 foram funcionalizadas com uma camada nanoestruturada de titanato produzido por tratamento hidrotérmico, impregnadas com metronidazol e recobertas com hidrogel de poli(álcool vinílico) – PVA para controle da liberação do fármaco. Os resultados mostraram que o sistema desenvolvido pode ser uma estratégia em potencial para melhorar a integração do implante de titânio com o osso em aplicações odontológicas, prevenindo infecções em curto prazo e falha óssea. (Materials 2023, 16(7), 2755; artigo).

Este trabalho foi fruto da colaboração entre duas redes de nanotecnologia apoiadas pela FAPERJ: "Rede de Pesquisa Cooperativa em Materiais Nanoestruturados e Engenharia de Dispositivos Funcionais" e "Consolidação de rede multidisciplinar (NanoSaúde) para o desenvolvimento translacional de nanoprodutos para o tratamento de tumores, traumas e doenças degenerativas"

Confira o estudo AQUI.

Topo