Pesquisadores do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da Coppe/UFRJ, em parceria com o Laboratório Nacional de Tecnologia de Soldagem (LNTSold), desenvolveram um processo inovador de manufatura aditiva que promete transformar a produção de peças industriais. Batizada de Waaqm (Manufatura Aditiva com Arco e Arame), a nova tecnologia utiliza dois sistemas robóticos operando de forma sincronizada para fabricar componentes metálicos com alta precisão e desempenho.
A iniciativa contou com o apoio da Shell e da Embrapli, e foi aplicada na fabricação de flanges de aço de alta resistência, com potencial de uso em setores estratégicos como o aeronáutico e o militar. O diferencial do método está na integração de automação, controle, robótica e inteligência artificial (IA), gerenciados por um software próprio desenvolvido pela Coppe, o iWaaM.
Além de garantir maior flexibilidade, velocidade e eficiência em comparação a técnicas convencionais como a fundição e o forjamento — que demandam moldes e longos prazos de produção —, o processo Waaqm também se destaca pela sustentabilidade. Ele consome menos energia, gera menos resíduos e reduz significativamente as emissões de CO₂, alinhando-se às demandas atuais por soluções tecnológicas mais limpas.
Certificada pela empresa LRQA, a tecnologia já atingiu o nível de maturidade TRL8, estando pronta para ser implementada em escala industrial. A atuação do PEMM e do LNTSold foi fundamental para a consolidação dessa nova abordagem, que representa um avanço importante para a indústria nacional e internacional.
Clique AQUI para mais informações!
Assista o vídeo completo do projeto AQUI!







.png)

