IMG 2157O Professor Dilson Santos (PEMM/UFRJ) foi nomeado Professor Associado da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá) até janeiro de 2021.

A Université du Québec à Trois-Rivières foi fundada em 1969. Desde o início, inovou criando campos originais de ensino e pesquisa. Essa particularidade apenas foi ampliada, principalmente com a criação do Instituto de Pesquisa em Hidrogênio, do Departamento de Quiropraxia, Obstetrícia, o perfil forense em química ou a fusão dos departamentos de filosofia e artes.

Sobre o professor

Possui graduação em Física (1982), mestrado em Engenharia Metalúrgica (1987) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação Em Engenharia (1996). Realizou Pós doutorado no Laboratoire de Cristallographie do CNRS em Grenoble, França (1998/1999). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dos Programas de Engenharia Metalúrgica e de Materiais e de Nanotecnologia da COPPE. Tem experiência na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, com ênfase em Transformação de Fases, atuando principalmente nos seguintes temas: Ligas sujeitas a condições extremas (temperatura e pressão); Interação do hidrogênio em metais e ligas metálicas (armazenamento e fragilização); difusão no estado sólido; ultra alta pressão; síntese e caracterização de ligas metálicas amorfas e nanocristalinas, além da síntese de ligas de elevada entropia configuracional para uso com hidrogênio.

Clique para conferir o Currículo Lattes do professor.